Open top menu

Dickson Du-Arte Pires é artista cênico, diretor artístico e coreógrafo do Grupo TerraCotta com graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestrando em Arte/Dança – PPG UFU/Unicamp. Desenvolve pesquisa na área de performance, dança contemporânea e arte urbana. Atuou durante 11 anos como professor de arte nas redes públicas e particulares de ensino, ministrandostico/pedagógico
do Festival de Dança do Triângulo/MG desde 2007. Criador e disciplinas de teatro e dança para o ensino fundamental e médio. Coordenador artí articulador do Projeto C OR PO: Espaços e Inter(re)ferências. Membro da RSD (Rede Sudamericana de Danza), atualmente é Coordenador do Setor de Danças da Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia, criando e gerindo projetos de dança, teatro e afins. Fundador e coreógrafo do Coletivo IntimoFortuito Dança-Performance que mantém pesquisas mediadas pelo corpo no contexto das cidades em atividade desde 2007. Fundador e coordenador do Projeto TerraCotta Dança AfroContemporânea, ação sócio-cultural ligada a pesquisa, preservação e resistência da cultura negra e afro brasileira em atividade desde 2009. Contemplado em 2010 como o Prêmio Cena Minas da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerias pela criação do espetáculo Anjos d’Água – Dança | Performance | Intervenção Urbana. Em 2010-12 participou de vários festivais e eventos em todo país e da Mostra Latino Americana de dança realizado no Brasil, Paraguai, Venezuela, Paraguai e Argentina.


 Clarita Claupero Assistente de direção professora e Bailarino do Grupo TerraCotta, professora, graduanda em pedagogia pela Faculdade Católica de Uberlândia. Estudou Ballet clássico, Dança Moderna e Dança Contemporânea. Em 1990 integrou-se no Grupo Vórtice com direção de Guiomar Boaventura, interpretando várias obras dos coreógrafos Tindaro Silvano e Mário Nascimento. Com o grupo representou o Brasil nas comemorações dos 500 anos do Descobrimento, em Portugal, e em Moscou apresentou no Teatro da Escola Coreográfica do Bolshoi. Participou como bailarina em várias edições da Festival de Dança do Triangulo, tendo sido contemplada com o prêmio-estímulo na 22° edição com a coreografia Tango do Desassossego. Apresentou-se em vários festivais como: Araxá, Goiânia, Franca, Ribeirão Preto, Florianópolis, Santos, Joinville, Recife, Belo Horizonte. Atualmente desenvolve trabalho como diretora assistente, professora e bailarina-interprete no grupo Terracotta Dança Afrocontemporânea uma associação ligada à pesquisa e preservação da cultura afro-brasileira.

Èrika Gonzaga Fisioterapeuta, Produtora, Professora e Bailarina do grupo TerraCotta.Formada em ballet clássico pela Vórtice Escola de Danças Clássicas tendo integrando o Grupo Vórtice profissional e participado, em Portugal, das comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Graduada em fisioterapia pelo Centro Universitário do Triângulo (2007), participou da Certificação em Pilates da The Pilates Studio Brasil no período de 2007 a 2009. Tem graduação em Gestão de Rotinas Empresariais pela Uniminas Pitagoras (2009). E, atualmente, é graduanda em Dança (Bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia, bailarina, intérprete e professora de dança do Grupo Terra Cotta, Ritmo Dança de Salão e do Grupo Vocal Arte EnCena do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Caparelli. Com seu trabalho enfoca o ensino da dança pela investigação da fisiologia do movimento, biofísica e consciência corporal, prevenindo lesões e potencializando o desempenho do corpo dançante.




0 comentários